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10 dicas para ajudar na escolha de ERP
 
 
01/02/2014
 
 
São Paulo – Como escolher um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) Para sua empresa? Edgar Marçon, diretor da PLK Consulting, preparou 10 dicas para ajudar na decisão.
Segundo o profissional, que atua com implementação e melhoria de processos operacionais, deve haver cuidado na hora da seleção, levando-se em conta a maturidade e estabilidade das propostas.
“Tenha em mente que se trata de uma escolha para mais de uma década, é importante que a visão seja global, uma vez que é alto o risco de tomar uma decisão com pouca base ou com informações superficiais”, afirma.
Confira a seguiras 10 dicas para escolher ERP:

1 - Definir previamente as necessidades, focos e prioridades da empresa, além de identificar o real objetivo de implantar o novo sistema.
2 - Envolver os principais usuários que serão os responsáveis pela implantação desde o inicio do processo, participando inclusive da escolha do Sistema.
3 - Comparar os sistemas, em bases homogêneas, priorizando processos mais importantes para a empresa, não apenas os que atualmente requerem melhorias.
4 - A definição deve ser feita por comitê com autonomia de decisão, tendo representação das diversas áreas da organização e, se for necessário, incluir um diretor e colaborador da área de compras para negociação.
5 - Verificar a capacitação e experiência de implantação do parceiro, comprometimento que terá com o projeto e o nível de conhecimento dos consultores que estarão participando da implantação.
6 - Antes da definição final, procure visitar clientes usuário do sistema de preferência que tenham o mesmo porte e mercado para conhecer as experiências no processo de implantação, dificuldades de configurações, etc. Incluir também a referencia prática da dimensão dos recursos de infraestrutura, assim será possível coletar sugestões e reduzir riscos na implantação.
7 - Manter a visão holística e plana, verificando o atendimento dos processos da empresa de forma integrada.
8 - Avaliar a tecnologia aplicada no sistema verificando a atualização, se está dentro das tendências e se há pessoal capacitado disponível.
9 - Avaliar o sistema por pontuação em critérios previamente definidos e ponderados conforme a necessidade da Empresa, a pontuação deve ser definida pelo comitê.
10 - A avaliação dos valores financeiros deve incluir o valor de compra das licenças, custo de manutenção para no mínimo três anos, custo da implementação, de mão de obra extra ou pós implementação, além de verificar como será a cobrança de viagens e estadias dos consultores.

Fonte: Info Exame
 
 
     
 
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